Barroso acata pedido do PT e proíbe missões religiosas em locais indígenas

O ministro Luiz Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu um pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), pela proibição da presença de pessoas não indígenas nas terras de tribos isoladas no Brasil.

Anúncios

Segundo o ministro, o motivo seria por causa da pandemia do novo coronavírus, o que colocaria a população indígena em maior risco ao ter conato com missionários evangélicos, por exemplo.  “A pandemia ainda está em curso e tais povos são especialmente vulneráveis do ponto de vista epidemiológico”, argumentou o ministro.

A decisão pela proibição de missões religiosas em aldeias já havia sido tomada pelo STF em 2020, mas na quinta-feira (23) o ministro Barroso voltou a reiterar a decisão, o que na prática prolonga os efeitos da sentença anterior.

Anúncios

Missões cristãs em aldeias indígenas são comuns dentro e fora do Brasil, estando amparadas pela liberdade religiosa (também dos índios). Por causa disso, a Bancada Evangélica no Congresso Nacional reagiu à decisão de Barroso, alegando que a decisão é fruto de discriminação religiosa, segundo a Oeste.

Segundo os parlamentares, a decisão tem  “simples intuito de promover, acintosamente, inadmissível perseguição ideológica e religiosa aos missionários cristãos”. O deputado federal Filipe Barros também criticou a decisão:

“A decisão monocrática do Barroso que proíbe missões religiosas em terras indígenas na pandemia é uma afronta à laicidade do estado. O Ministro quer meter o bedelho dentro das igrejas para determinar aquilo pode ou não ser feito”, protestou o parlamentar.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article