Ministro de Bolsonaro: ‘É justo governador que fechou igreja, liberar Carnaval?’

Apesar dos temores envolvendo o surgimento de uma nova variante do novo coronavírus na África, o que tem feito países europeus retomarem medidas restritivas, incluindo a proibição de alguns voos internacionais, no Brasil o clima já tem sido de carnaval 2022, algo que vem sendo criticado até pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Anúncios

Quem também se manifestou contrário à realização do Carnaval 2022 foi o ministro do Turismo, Gilson Machado. Questionado sobre se o Brasil deveria ou não realizar o evento, ele comparou a questão com o fechamento das igrejas durante a pandemia, apontando que a responsabilidade é dos governadores.

“O Carnaval está nas mãos do governador e do prefeito, o STF tirou isso daí do presidente Bolsonaro. Agora, eu pergunto a você, é justo o governador fechar igreja e querer liberar Carnaval? Então, está com o governador”, afirmou Machado na sexta-feira, 26.

Anúncios

O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, também é contra a realização do Carnaval 2022. Ele afirmou que se houver um novo aumento de casos de Covid pós-carnaval e novas medidas restritivas forem adotadas, a economia do Brasil poderá colapsar.

“Estou vendo que alguns países da Europa estão retomando medidas de lockdown. Se tiver outro lockdown no Brasil, em estados e municípios, vai quebrar de vez a economia”, afirmou o presidente, ressaltando ainda que a decisão passa pelos governos estaduais.

“Por mim, não teria Carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos”, lembrou Bolsonaro.

Gilson Machado e o presidente se referiram a  uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2020, onde foi estabelecida a competência concorrente entre o governo federal, os estados e municípios na gestão da pandemia no Brasil.

Para o governo, essa decisão acabou equiparando os poderes do governo federal ao dos governadores e prefeitos, permitindo assim que esses últimos possam seguir suas próprias diretrizes de saúde em caso de discordância com o presidente da República.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article