O que é “jugo desigual” e como isso afeta o relacionamento cristão?

Namoro cristão é um tema que sempre esteve em evidência no meio evangélico. Baseando-se pela Bíblia, o namoro não é mencionado de forma clara, mas sim o propósito do casamento.

Anúncios

No passado, as pessoas se conheciam com o intuito de construir um lar. A intenção era ir direto ao casamento. Nos dias de hoje é bem diferente, existe toda uma experiência de namoro, um período de convívio pra você se certificar se escolheu a pessoa certa.

Mas no que diz respeito ao jugo desigual, veja o que diz essa passagem de 2 Coríntios 6:14: “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?”

Anúncios

Você observou que existe uma ordenança em relação a não se envolver com uma pessoa que não professa a mesma fé? Sim, e existe motivo para isso.

A experiência do novo nascimento é algo que transforma completamente a vida da pessoa, o entendimento espiritual “se abre” através da luz da Palavra que lhe é transmitida através do Espírito Santo e do ensino.

Como diz a Bíblia em Colossenses 1:13: “Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado.”

Antes aquele que vivia em escuridão, sem entendimento, passou para a luz e os olhos espirituais foram abertos.

Quando se envolve com uma pessoa que não professa a mesma fé, é natural os problemas surgirem, pois não haverá concordância em muitas questões. Será impossível haver comunhão e um relacionamento totalmente saudável quando um casal possui valores diferentes.

Muitos acreditam que após o namoro ou o casamento, o outro irá se converter. Mas não é bem assim que acontece. Existem casos de pessoas que sofrem muito em casamentos onde um dos dois não é cristão.

Isso acontece porque uma pessoa que não nasceu de novo espiritualmente, por mais que queira, não consegue obedecer a Palavra de Deus.

A concordância no relacionamento

“Duas pessoas andarão juntas se não tiverem de acordo?” (Amós 3:3)

A concordância é fundamental para um relacionamento sadio. E além disso, você também estará obedecendo o que a Palavra de Deus nos ensina. A obediência agrada o coração de Deus! A obediência aos princípios da Palavra nos livra de cairmos em armadilhas e enganos. Então porque não começar fazendo o certo?

O namoro cristão deve ter a intenção no casamento, deve ser com propósito. Então, é aconselhado que você se envolva com pessoas que pratiquem a mesma fé que a sua. Para isso, confie em Deus, ore e tenha paciência.

Casamento é para a vida toda e não podemos nos arriscar. Tenha alguém que você possa afirmar junto, como fez Josué no capítulo 24:15: “Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. PORÉM EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR.”

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article