Canadá: extremistas são acusados de queimar 45 igrejas em aparente reação anticristã
Uma aparente campanha anticristã em andamento no Canadá resultou em um total de 45 igrejas sendo atacadas com alguns dos edifícios sendo totalmente queimados. Os atos terroristas responsáveis pelos ataques são principalmente contra igrejas católicas romanas que atendem congregações indígenas.
Anúncios
Segundo informações da CBN News, os ataques estão sendo atribuídos a “terroristas da extrema-esquerda”. A onda de intolerância religiosa seria uma espécie de reação a supostos maus tratos praticados contra crianças indígenas no passado. Todavia, às próprias lideranças indígenas cristãs estão condenando os ataques.
“Incendiar igrejas não é uma solidariedade conosco, povos indígenas. Como eu disse, não destruímos os locais de culto das pessoas”, disse Jenn Allan-Riley, ministra pentecostal assistente da Living Waters Church, durante uma entrevista coletiva na semana passada.
Anúncios
“Estamos preocupados com o incêndio e destruição de igrejas, trazendo mais conflitos, depressão e ansiedade para aqueles que já estão com dor e luto”, disse ela. Dezessete dos 45 edifícios das igrejas atacados sofreram danos por incêndio ou foram totalmente queimados.
Segundo o The Guardian, por outro lado, do século 19 até a década de 1990, mais de 150.000 crianças indígenas foram obrigadas a frequentar escolas financiadas pelo estado em uma campanha para assimilá-las à força na sociedade canadense. Mais da metade era dirigida pela Igreja Católica e milhares de crianças teriam morrido de doenças, negligência e outras causas.
“Essas almas inocentes foram sacrificadas pelo colonialismo”, disse Amelia McComber, uma cristã praticante e teóloga indígena. “E esse sacrifício se tornou o ponto focal da dor e do trauma que se estendeu por gerações em nossas comunidades.”
Counter Signal.com relata os incêndios e o vandalismo em seis províncias e nos Territórios do Noroeste. Alguns dos ataques ocorreram no coração do território da Primeira Nação. A Royal Canadian Mounted Police (RCMP) disse que está investigando os incêndios na igreja para ver se os casos estão relacionados.
Conforme também relatado pela CBN News, os criminosos também têm como alvo outras igrejas não afiliadas à Igreja Católica Romana. Na semana passada, o prédio que abrigava a Igreja House of Prayer Alliance em Calgary foi incendiado.
O chefe do batalhão, Keith Stahl, disse à CBC News que o fogo se limitou principalmente ao exterior do edifício, mas o interior sofreu fortes danos. A polícia acredita que o incêndio foi intencionalmente feito, mas não tem suspeitos. A congregação de 230 pessoas não pôde se reunir no prédio devido aos danos causados pelo incêndio.
TERRORISM: “We are refugees. We escaped from Vietnam to come here to get more freedom, to live, and we think it was a good country – and now it happened to our church,” Pastor Nguyen said. “Maybe it is not safe to be here in Canada compared to Vietnam” https://t.co/WNkEQ2Dq6f pic.twitter.com/7qoMYGsonH
— Keean Bexte (@TheRealKeean) July 5, 2021
Keean Bexte twittou a entrevista do CounterSignal.com com o pastor da igreja. “Somos refugiados. Escapamos do Vietnã para vir aqui para ter mais liberdade, para viver, e achamos que era um bom país – e agora isso aconteceu com nossa igreja”, disse o pastor Nguyen. “Talvez não seja seguro estar aqui no Canadá em comparação com o Vietnã.”
Os incêndios em igrejas foram relatados em todo o Canadá após as recentes descobertas de sepulturas não marcadas em locais de antigos internatos para crianças indígenas, muitos dos quais administrados por igrejas. Os restos mortais de quase 1.000 corpos foram encontrados até agora, a maioria deles crianças indígenas.
ANOTHER CHURCH GOES UP IN FLAMES.
Morrinville, Alberta. If this was a synagogue, the country would have a day of mourning. If it was a mosque, Trudeau would be there to put it out by hand. Instead, Christians are left terrified that their church is next. This is terrorism. pic.twitter.com/CBevSuUnoP
— Keean Bexte (@TheRealKeean) June 30, 2021
As escolas não estavam apenas no Canadá. A American Magazine, um jornal jesuíta, informa que em 1926 havia 357 escolas em 30 estados com mais de 60.000 crianças. As ordens religiosas católicas nos Estados Unidos administraram 84 escolas. Os jesuítas administravam quatro delas.
Uma vez que ordens católicas realizaram missões semelhantes nos Estados Unidos, e os Estados Unidos receberam financiamento, a secretária do Interior dos Estados Unidos, Deb Haaland, agora ordenou uma investigação sobre a história dessas escolas e uma busca por túmulos de crianças que podem ter morrido nelas.
Na terça-feira, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse que seu “coração se parte” após a descoberta de mais sepulturas não marcadas no terreno de uma escola residencial indígena no sul das Ilhas do Golfo, na costa da Colúmbia Britânica.
A Tribo Penelakut diz que mais de 160 sepulturas indocumentadas e não marcadas foram encontradas no local da antiga Escola Industrial Indígena da Ilha de Kuper.
“Reconheço que essas descobertas apenas aprofundam a dor que famílias, sobreviventes e todos os povos e comunidades indígenas já estão sentindo, ao reafirmar a verdade que há muito sabem”, disse Trudeau durante uma entrevista coletiva na terça-feira em Ottawa.
“Aos membros da Tribo Penelakut, estamos aqui para ajudá-los. Não podemos trazer de volta aqueles que estão perdidos, mas podemos e continuaremos a dizer a verdade”, disse Trudeau.