Disney perde os direitos sobre distrito privado após defender a ideologia de gênero

O governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei na sexta-feira para dissolver o governo privado que o Walt Disney World controla em sua propriedade no estado, punindo a gigante do entretenimento por se opor a uma nova lei que os críticos chamam de “Don’t Say Gay .”

Anúncios

A medida deve ter enormes implicações fiscais para a Disney e azedar ainda mais a relação entre o governo liderado pelos republicanos e um importante ator político cujos parques temáticos transformaram Orlando em um dos destinos turísticos mais populares do mundo.

Para DeSantis, o ataque à Disney é a mais recente frente de uma guerra cultural travada por políticas envolvendo raça, gênero e coronavírus, batalhas que ele aproveitou para se tornar um dos republicanos mais populares do país e um provável candidato presidencial de 2024.

Anúncios

A lei eliminaria o Reedy Creek Improvement District, como é conhecido o governo da Disney de 55 anos, bem como um punhado de outros distritos semelhantes até junho de 2023. A medida permite que os distritos sejam restabelecidos, deixando uma avenida para renegociar o futuro do negócio que permite à empresa prestar serviços como zoneamento, proteção contra incêndio, utilidades e infraestrutura.

DeSantis disse na sexta-feira que a empresa acabaria pagando mais impostos do que atualmente e que a lei não deve causar aumentos de impostos para os moradores da Disney. Ele não deu detalhes adicionais.

A disputa começou com a crítica da Disney a uma nova lei que proíbe a instrução sobre orientação sexual e identidade de gênero no jardim de infância até a terceira série, bem como instrução que não seja “adequada à idade ou ao desenvolvimento”. DeSantis e seus colegas republicanos defenderam a lei como razoável, dizendo que os pais, não os professores, deveriam discutir esses tópicos com as crianças.

Sob crescente pressão, a Disney acabou dizendo que suspenderia doações políticas no estado e que apoiaria organizações que trabalham para se opor à nova lei.

“Você é uma corporação com sede em Burbank, Califórnia, e vai mobilizar seu poder econômico para atacar os pais do meu estado”, disse DeSantis na sexta-feira antes de assinar o projeto em uma cerimônia em Hialeah Gardens. “Nós vemos isso como uma provocação e vamos lutar contra isso”.

O governador criticou a Disney por ser contra o projeto de lei, retratando a empresa como uma fornecedora da ideologia “acordada” que injeta assuntos inapropriados no entretenimento infantil. Em uma campanha de arrecadação de fundos enviada esta semana, DeSantis disse aos apoiadores: “Deu uma olhada nos bastidores para ver o que a Disney se tornou para realmente entender sua influência inadequada”.

O deputado republicano Randy Fine, patrocinador do projeto de lei para eliminar o distrito da Disney, disse que a Disney é uma convidada no estado e que os moradores da Flórida não estão interessados ​​nos valores da empresa na Califórnia.

“Você chuta o ninho de vespas, as coisas surgem”, disse Fine aos legisladores na casa estatal controlada pelo Partido Republicano esta semana.

Os democratas criticaram a medida da Disney como uma pequena retaliação, alertando que os proprietários podem enfrentar impostos se tiverem que absorver os custos da empresa, embora os detalhes estejam longe de ser claros. Com: ABC News.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article