Os desafios da Escola Bíblica Dominical em tempos de redes sociais

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”, 1 Co 10:23. Essa passagem serve para nós como referência para entendermos os desafios da Escola Bíblia Dominical nos dias de hoje.

Anúncios

Em tempos onde a tecnologia está cada vez mais avançada, ao mesmo tempo que se torna um grande conforto na resolução de várias questões, também se torna um grande problema devido o seu mal uso em alguns casos.

Tudo que é bom, se não for usado da forma correta, se torna nocivo. Isso é regra pra qualquer coisa, principalmente no que diz respeito à tecnologia.

Anúncios

Às igrejas tem usado bastante esses recursos para promover seus trabalhos e programações, e isso tem facilitado bastante a comunicação entre seus membros.

Às redes sociais tem servido pra transmitir cultos online e campanhas para determinados trabalhos que são promovidos.

Mas algo que está em questão é em saber até que ponto as redes sociais têm sido positivas ou negativas na vida dos jovens cristãos.

Rede social e vida cristã

Na internet há um mundo de ilusões, onde se postam vidas perfeitas e sem tristezas. Um ambiente onde o mundo está sempre sorridente, feliz, próspero e na moda. E esse mundo, todas as pessoas carregam 24h na palma de suas mãos.

Sim, tudo é lícito mas nem tudo convém. Pois muitos se iludem com uma realidade que não existe, roubando todos os valores cristãos depositados na sua vida.

Muitas igrejas hoje têm o desafio de trazer de volta os valores que o mundo virtual não ensina e quer te fazer dependente dele.

Infelizmente, por se ter um acesso fácil à internet, muitas pessoas têm achado que cultos ou escolas dominicais online substituem as presenciais, mas não é bem assim.

Não estamos desvalorizando as transmissões ao vivo, não é isso. Mas há uma grande diferença quando se pode ir à igreja, e congregar. Veja o que diz a Bíblia Sagrada em Colossenses 3:16:

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.”

Qual é o cenário que esta passagem desenha para nós? Será que é o de um mundo virtual, ou, o de um lugar onde pessoas possam compartilhar suas experiências presencialmente em um espaço comum?

Igreja é lugar de comunhão, onde há troca de amor, edificação, admoestação, hinos e alegria. O templo é o lugar desse encontro e é na escola dominical que aprendemos a Palavra de Deus e seus valores. Em nenhum momento a internet poderá substituir isso, pois não há contato humano.

Uma preocupação

Infelizmente em algumas igrejas, a frequência da Escola Bíblica Dominical tem sido baixa, muitos tem se acomodado e nem sempre é pensando em cultos online, mas sim substituindo sua programação por algo mais “interessante”.

“…nem todas as coisas edificam”, basta refletir se o que você está vendo na internet está sendo saudável para a sua vida.

Lembre que cada coisa tem o seu lugar e seu tempo, e a Escola Bíblica Dominical, que costuma ocorrer em apenas um dia na semana, deve ser valorizada em seus ensinamentos e frequentada de modo que contribua para seu crescimento.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article