Jay Bauman: ‘Quem censura o discurso político um dia fará o mesmo com o religioso’

Está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que visa, segundo seus defensores, combater as “fake news”. Trata-se do PL 2630/2020, que vem sendo chamado pelos críticos de “PL da censura”.

Anúncios

O motivo não é por acaso, já que o texto da proposta também traz conceitos vagos e amplamente sujeitos à manipulação de narrativas, como os conceitos de “discurso de ódio”, “desinformação” e “homofobia”, entre vários outros.

Um dos líderes cristãos que se manifestaram contra o PL é o pastor do ministério brasileiro na First Baptist Orlando e fundador e diretor da Restore Brazil, Jay Bauman, que fez um alerta através das redes sociais.

Anúncios

“Tá prestando atenção? É óbvio que quem monitora e censura o discurso político um dia fará o mesmo com o discurso religioso”, disse ele. Outro que também criticou a proposta foi o pastor e escritor de dezenas de livros, Renato Vargens.

“Cristãos não poderão mais emitir suas opiniões fundamentadas na Bíblia, ou mesmo expor o que pensam quanto a comportamentos, visto que os órgãos de censura em nome do politicamente correto o impedirão”, diz o teólogo em um artigo para o Pleno News.

O PL 2630 defendido pelo governo propõe a regulamentação das redes sociais. Seus defensores alegam que as plataformas precisam ser responsabilizadas pelos conteúdos postados, e que a medida não restringe a liberdade de expressão, mas apenas os materiais supostamente criminosos.

O problema, no entanto, é que a medida dá poderes para que um órgão supostamente “autônomo” determine o que é ou não proibido, ilegal ou criminoso. Desse modo, os críticos afirmam que o órgão poderá ser aparelhado ideologicamente, a fim de que discursos contrários ao governo, bem como ao politicamente correto, sejam censurados sob alegação de alguma suposta violação.

O procurador Deltan Dallagnol, que é membro da Igreja Batista, chegou a sugerir que versículos bíblicos que condenam a prática homossexual e defendem o castigo físico de filhos desobedientes, por exemplo, poderão ser enquadrados pelo PL sob a alegação de incitação à “violência” ou “homofobia”.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article