Presidente da OAB acusa Mendonça de “exploração da religião” após indicação ao STF

A indicação do pastor e doutor André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) não parece ter agradado algumas pessoas, incluindo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que já foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no Rio de Janeiro, antes de assumir a presidência do órgão em janeiro de 2019.

Anúncios

Durante uma entrevista para a jornalista Mônica Bergamo, Santa Cruz acusou Mendonça de “explorar a religião”, ou seja, a sua fé cristã de orientação evangélica, para conseguir uma indicação para o STF, o que aos olhos do advogado ele não seria merecedor.

“Quem agradece a líderes religiosos por sua indicação não merece ser nomeado. Tudo que o Brasil não precisa é de uma guerra religiosa. [O ministro Luiz] Fux é o primeiro presidente judeu do STF sem que ninguém fale disso. É uma vergonha a exploração da religião para ser ministro do STF”, disse ele.

Anúncios

A fala de Santa Cruz foi em referência a uma publicação feita por André Mendonça em sua rede social, onde o ex-ministro da Justiça, ao saber da sua indicação oficial ao STF, agradeceu a Deus e também ao apoio de lideranças religiosas. Como se sabe, Mendonça também é pastor evangélico, o que é perfeitamente natural se dirigir a colegas da mesma fé.

“Com a submissão de meu nome ao Senado Federal, agradeço a Deus pela vida e por essa possibilidade de servir meu país; à minha família, pelo amor recíproco; ao presidente Jair Bolsonaro, pela confiança; aos líderes evangélicos, parlamentares, amigos e todos que têm me apoiado”, escreveu Mendonça em sua postagem.

A crítica de Felipe Santa Cruz, portanto, ressaltando a manifestação de fé de Mendonça em total desprezo pela sua função e trajetória, também, como pastor evangélico, parece muito mais uma forma velada de intolerância religiosa contra alguém que sem dúvida ainda fará muitas citações a Deus durante os seus trabalhos, e com todo direito que a Constituição Brasileira lhe permite.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article