STF: relatora da sabatina do pastor Mendonça pede respeito ao “Estado laico”

A sabatina do pastor André Mendonça finalmente foi marcada, após longos quatro meses de espera. Ela será realizada amanhã na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, que é presidida pelo senador Davi Alcolumbre. A relatoria ficou a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que já se manifestou sobre o assunto.

Anúncios

Eliziane foi escolhida por Alcolumbre para ser relatora após um pedido feito pelas bancadas evangélica e feminina, também levando em consideração o fato de ser evangélica. Aparentemente, o parlamentar também teve a intenção e afastar algumas críticas de que ele estaria agindo com preconceito contra a indicação de Mendonça ao STF, por se tratar de um pastor.

Mendonça, como já noticiado no Profeta Cristão, além de jurista com sólida formação e experiência no setor público, também é pastor da Igreja Presbiteriana. Em face disso, Liziane também cobrou compromisso do ex-ministro quanto ao “Estado laico”.

Anúncios

“Por se tratar do indicado um integrante do movimento protestante, recai sobre ele grandes responsabilidades e compromissos para com o Estado Laico e a democracia, temas que serão o centro da inquirição que faremos no dia de hoje”, diz o trecho de um documento em que ela dá parecer favorável à indicação de Mendonça para o Supremo.

A sabatina do pastor ocorrerá na quarta-feira (1), dia primeiro de dezembro, e deverá se concentrar, entre outros temas, na questão religiosa e na posição do jurista sobre decisões polêmicas envolvendo a operação Lava Jato.

Discriminação velada

O destaque sobre a fé do pastor Mendonça, por ter sido indicado ao STF, é algo que esconde uma discriminação velada em relação aos evangélicos, visto que nas indicações anteriores não houveram críticas e questionamentos dessa natureza, mesmo com os outros ministros também tendo suas crenças e religiões.

Ou seja, por que só no caso de um evangélico esse tipo de questionamento é levantado? Sabemos que não se trata por ser pastor, visto que a função exercida por Mendonça no STF será a de juiz de Direito, e não de líder religioso.

O questionamento é sim, portanto, por discriminação religiosa em relação a figuras evangélicas ocupando postos de autoridade, visto que o mesmo já ocorreu em relação ao atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, que também é pastor da Presbiteriana, e também com a ministra Damares Alves, que já exerceu cargo de liderança religiosa.

artigos relacionados Read too:
especial
Why China has become one of the greatest economic powers in the world written by Phill "Profeta" Cristao

Discover the strategies and decisions that catapulted China to the center of the global economic stage. This article explores the economic reform policies, investments in technology and education, and aggressive infrastructure expansion that transformed China into a superpower.

Understand how the Asian nation managed to integrate into the world market, challenging established economies and redefining global dynamics of power and trade.

read full article